<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
21 de abril de 2009
A coisa está esquentando... faça algo a respeito!
A coisa está esquentando... faça algo a respeito!
TerraHá pouco menos de um mês foi "celebrada" a Hora do Planeta. A Hora do Planeta consistia em uma simples manifestação em que cada indivíduo demostrava que ao menos tinha uma preocupação com o bem estar de todos os seres. Mantendo a luz apagada por uma hora, cada participante dessa manifestação chamou a atenção para um problema que todos nós temos que enfrentar: o clima na Terra está mudando e temos que fazer algo a respeito.

A manifestação em si não representa nada muito prático no sentido de minimizar o problema. E certamente, muitos dos manifestantes (estima-se que centenas de milhares de pessoas em mais de 4 mil cidades no mundo tenham participado) sequer sabem exatamente o que podem fazer a respeito. A maioria acha que são os governantes quem tem que fazer algo. Não há ideia mais errada do que essa! As pessoas acham que é caro e que dá trabalho ser "ecologicamente correto".

Não vou mais uma vez tentar explicar a necessidade das atitudes. Todos já devem conhecer as explicações. Chega de lenga-lenga, chega de manifestações! Não quero contestar lendas pró nem contra as ideias formadas sobre ecologia e sustentabilidade. Já fiz isso uma, duas, três... quatro vezes aqui. Até vídeos emotivos sobre o assunto já publiquei no Peixe. Vamos ser práticos. As dicas que passarei a seguir se justificam por si.

As dicas a seguir provam que não só não é caro manter hábitos ecológicos, como ajudam a poupar dinheiro (agora estou falando a sua língua, né?). E são tão fáceis de realizar, que algumas dessas vocês já até devem fazer por outros motivos. Separei por tema, apenas para dar uma ideia de o que mais você poupa além do dinheiro e da saúde.

Energia:
• Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescente compactas. Essas lâmpadas duram muito mais e economizam em torno de 80% da energia. O único porém dessas lâmpadas está no seu descarte. Elas contêm materiais tóxicos e poluentes, devem ser descartadas separadamente. O site Faz Fácil publicou um bom FAQ sobre lâmpadas fluorescentes em geral, desmistificando algumas lendas.
• Desligue aparelhos eletrônicos da tomada. Além de economizar energia, protege seu equipamento contra possíveis falhas na rede de energia. Segundo o Programa de Eficiência Energética EDP, o consumo de aparelhos em stand-by representa 12% do consumo doméstico de energia.
• Se não vai usar o computador por alguns momentos, desligue o monitor (desligue mesmo, não espere o "gerenciamento de energia" do Windows). Se não vai utilizar o computador por muito tempo, desligue-o. Desligue também o estabilizador.
• Dê preferência a equipamentos econômicos. Por exemplo, TVs e monitores de LCD no lugar de TVs de tubo ou plasma. Notebooks são quase 3 vezes mais econômicos do que PC (apenas em termos de energia consumida). Ao escolher geladeiras, freezes, microondas, e demais eletrodomésticos observe a classificação na escala do Procel.
• Troque filtros de condicionadores de ar regularmente, de acordo com a recomendação do fabricante. Além de manter a eficiência do equipamento, previne contra problemas respiratórios e alergias.
• Antes de ligar o condicionador de ar, tente o ventilador. Antes de ligar o ventilador, tente abrir a janela. Se de todo, tiver que ligar o condicionador de ar, mantenha o cômodo o mais fechado possível.
• Não exagere na refrigeração do condicionador de ar. Eles são feitos para dar conforto, não para simular a Antártida.
• Passe ferro no máximo de roupas possível de uma única vez. Separe-as por tipo de tecido e tamanho. Começe pelas mais leves (que precisam de menos calor) e deixe para o final peças pequenas, que podem ser passadas com o ferro já desligado.

Água e energia:
• Use lavadoras automáticas (de louça ou de roupa, por exemplo) apenas quando estiverem cheias. Economiza água e energia. Lave com água fria.
• Dê preferência a chuveiros com baixo fluxo d'água, quanto menos água passa, menos energia é necessária para esquentá-la e menos água é desperdiçada.
• Mantenha torneiras fechadas. Lave o máximo de louça possível de uma única vez. Com o mínimo de detergente possível.
• Vazamentos em torneiras e tubulações devem ser eliminados.
• Um banho relaxante de vez em quando é bom, mas sempre é exagero (se você tem precisado muito de relaxamento, procure um psicólogo ;-).
• Não descarte óleo e/ou banha em ralos comuns. Há empresas que compram óleo.

Árvores, reciclagem e descarte:
• Evite fotocópias e impressões desnecessárias.
• Utilize o verso de folhas de papel usadas, para rascunhos ou comunicados internos de sua empresa.
• Compre papel reciclado.
• Reutilize embalagens e caixas para envio de novos produtos.
• Ao fazer compras, evite as sacolas plásticas. Compre bolsas retornáveis, são mais práticas e não poluem. Alguns supermercados, como o Wal-Mart, as oferecem a seus clientes. Em algumas lojas do Extra também é possível reutilizar as caixas nas quais eles recebem os produtos.
• Guarde cartuchos de impressoras usados para reutilizá-los. Caso estejam inutilizáveis, contate o fabricante para recolhê-los. Há ainda quem os compre.
• Não guarde equipamentos com pilhas ou baterias. Isso aumenta o risco de vazamento, e consequentemente contaminação.
• Não elimine pilhas e baterias usadas em lixeiras comuns, elas devem ser eliminadas separadamente.

Emissões diretas:
• Dê preferência a transportes coletivos, preferencialmente, trens e metrôs. Eu sei que no Brasil é difícil manter esse hábito, mas considere também que em transportes coletivos é possível se dedicar a outras atividades que não acelerar e frear em engarrafamentos.
• Se não der mesmo para aguentar o transporte coletivo da sua cidade, organize um sistema de caronas para rachar a gasolina.
• Enquanto as grandes empresas não barateiam veículos realmente pouco poluentes, dê preferência ao uso de álcool ou GNV, em lugar da gasolina e do diesel.
• Caso tenha que usar óleo diesel, que pelo menos seja biodiesel.
• Mantenha os pneus de seu carro calibrados, o motor regulado, troque filtros regularmente. Melhore o desempenho do seu carro, diminuindo seu consumo.
• Evite andar em alta velocidade e evite engarrafamentos. Nem correndo, nem parado, você evita acidentes e evita o stress. Procure horários alternativos.
• Evite viagens de avião, faça teleconferências.
• Para trajetos curtos, use bicicleta ou caminhe. Economiza, não polui e ainda faz bem para a sua saúde.

Não é necessário fazer uma revolução nos seus hábitos. Adote esses novos hábitos aos poucos. Destaquei apenas alguns que trazem algum benefício além da simples preservação da natureza. Com um pouco mais de esforço, ainda há muito mais o que fazer. De qualquer forma, passe pelo menos essas dicas a diante.

Se quiser mais informações - úteis e/ou curiosas - recomendo uma visita ao National Geographic. Eles fizeram um site especial para o Dia da Terra, com testes, curiosidades, mais dicas e muita informação. O simulador de consumo das Furnas também é uma ferramenta muito interessante, indicando equipamentos eficientes e calculando o tempo de "payback" em caso de troca por novos mais eficientes. As idéias estão aí, as ferramentas disponíveis, agora não tem disculpa para você fazer algo por você mesmo. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005