<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
22 de abril de 2007
Dia da Terra
Dia da Terra
Meus leitores mais atentosna verdade não precisa ser tão atento devem ter percebido que desde o início desse mês o visual do Peixe está mudado. Esse visual foi escolhido em comemoração ao dia da Terra, que é hoje, 22 de abril. Criado em 1970 nos EUA e 20 anos depois adotado por outros países, o dia da Terra é a data escolhida para se refletir como temos tratado a nossa nave. A UNESCO, escolheu para o dia Internacional da Terra o equinócio de verão, que ocorre mais ou menos um mês antes do dia da Terra norte-americanoescolhido em lembrança ao protesto pacífico realizado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970 e em homenagem a Julius Sterling Morton, criador do dia da árvore (Arbor Day)_americano. Mas o Dia da Terra norte-americano é mesmo o mais difundido. Além diso, para quem não sabe estamos na década internacional do desenvolvimento sutentável, instituída pela ONU.

A Fundãoimagem de fundo escolhida para esse layout especial não é exatamente ecológica, apesar das árvores e de todo o verde. Ela retrata a Ilha do Fundão, que fica imersa em um dos ecossistemas mais degradados do Brasil, a Baía de Guanabara, aqui no Rio de Janeiro. A própria Ilha do Fundão é um símbolo de desrespeito à natureza, uma vez que se trata de um enorme aterro (sobre um arquipélago natural da baía) feito a troco de nada. Essas arvores que são vistas na foto são parte do projeto paisagístico da Ilha e, portanto, não é exatamente natureza.

TragoEco92 à luz as comemorações e reflexões desse dia, que começa a ser comemorado aqui no Brasil também, devido à recente onda de "ecologismo" que tomou o mundo, mas não convenceu ninguém ainda. Em 1992, fizeram o maior oba-oba em torno da Rio Eco 92, fizeram todo o alarde, previam o fim do mundo e de lá pra cá, nada aconteceu, nada se fez para se evitar a degradação da natureza. Estamos agora cometendo o mesmo erro. É importante deixar claro que, nesse processo, a responsabilidade não é dos governantes, mas de cada cidadão. A atitude individual é que faz diferença.

Sinceramente, acho esse negócio de que o aquecimento global é devido ao efeito estufa, de que estamos destruindo a Terra, é pura histeria. Quero dizer, realmente estamos destruindo a Terra, mas não acredito nesses efeitos tão devastadores que estão pregando por aí. Esse papo de aquecimento global é puro chute. É óbvio que fizeram estudos valendo-se de informações medidas e do método científico, mas será que 150 anos de medições anuais de temperatura representa uma boa amostragem de um fenômeno que ocorre há mais de 4 bilhões de anos?

Eu encaro o problema de outra forma. Uma forma mais simples e mais imediata que não necessita de medição de temperatura, suspensão de partículas ou gases. Pode ser que esse papo de aquecimento global seja a mais pura verdade e que os indícios estejam corretos, mas, convenhamos, esse não é o maior problema. A Terra está sendo destruída, mas provavelmente ela não estará totalmente destruída antes de eu morrer e se formos discutir o significado de nosso legado no mundo, vamos descambar para uma discussão ética e meta-física sem fim. Não me importa como vai ser o futuro da Terra, o que me importa é que eu não quero acordar ouvindo ruído de motores ou freios gastos, eu não quero sentir cheiro de fumaça e ter doenças respiratórias, eu não quero mergulhar no esgoto imaginando mergulhar no mar, eu quero visitar a Ilha do Fundão sem sentir cheiro de corpos putrefatos.

Cuidar da natureza, economizar energia, evitar emissão de gases, reciclar materiais, economizar água, plantar árvores não são investimentos a longo prazo. Tudo isso contribui para nosso próprio conforto, para nosso próprio bem estar. Cuidando do ambiente ao seu redor, você está cuidando de si mesmo e trazendo benefícios muito mais imediatos do que você imagina. Se você não se importa com a natureza, ou com o mundo que deixará para seus descendentes, não faça nada por eles, mas faça por você. Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar o que está imediatamente ao seu redor. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005