<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
17 de março de 2007
Globalização
da teoria à prática, anos-luz de distância
Globalização
da teoria à prática, anos-luz de distância
Piadas à parte, globalização parece ser muito mais do que um fenômeno político, econômico e tecnológico mundial. Na verdade, todos os avanços em transporte e comunicação que estreitaram fronteiras e diminuíram distâncias trouxeram a consciência de que vivemos todos na mesma casa. Estamos todos no mesmo barco, ou na mesma nave dando voltas pelo Universo. Até agora só essa consciência é a globalização.

Hoje, há uma consciência geral de que precisamos conservar nossa casa. Hoje, há a consciência de que o que é feito no Brasil, pode ser sentido na Bélgica, o que é feito na China é percebido nos Estados Unidos. O chamado "efeito borboleta"...é, mais uma vez a teoria do caos., é muito menos uma teoria e muito mais uma realidade duramente percebida em todo o mundo. Muito se fala em medidas para se evitar o aquecimento global, muito se fala em reduzir a miséria no mundo, muito se fala em busca de curas para doenças que se espalham cada vez mais rápido pelo mundo.

O aquecimento global tem sido muito discutido, principalmente depois do relatório publicado pelo IPCC no início desse ano. Fala-se em causas humanas para o tal aquecimento, muito embora haja quem diga que se trata de um fenômeno natural cuja cura (se é que nesse caso se possa falar em "cura") está muito fora de nosso alcance. Segundo a teoria desses especialistas, o aquecimento da Terra se deve à atividade solarque ao longo da história foi responsável pelo aquecimento e resfriamento da Terra várias vezes. O consenso geral, entretanto, é de que a atividade humana é a causa. E o que se tem feito? O governo dos Estados Unidosmaiores emissores de dióxido de carbono na atmosfera admitiu que algo tem que ser feito, mas não faz nada que ponha em risco sua supremacia econômica sobre os outros países. Tem até equipe de Fórmula 1, engajada na campanha contra o aquecimento. A Honda (equipe do Barrichello) pintou o carro de Planeta Terra, faz discursos ecológicos, lançou site especial, mas continua usando combustível fóssil.

A globalização só será real e prática quando não houver mais fronteiras. Quando pararmos de pensar de forma egoísta ou nacionalista e pensarmos em comunidade global. A globalização só acontecerá quando as pessoas não forem brasileiras, somalis, francesas ou cingapurianas e forem apenas pessoas.

Veja o filme que a agência AlmapBBDO fez para o Greenpeace e pense se é só esse tipo de mudança que você quer para nós. P

topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005