<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
31 de dezembro de 2007
Feliz ano-novo?!
Feliz ano-novo?!
Hoje é o dia de celebrar a esperança, é o dia em que tudo vai melhorar apenas vestindo uma blusa branca, uma calça verde e roupas de baixo vermelhas. É o dia em que os mesmos cristãos que (não) rezaram no Natal se entregarão a rituais pagãos, como pular sete ondinhas, ficar em um pé só à meia-noite (o pé direito, claro, mesmo que você, como eu, seja canhoto) e fazer oferendas a orixás. É dia de achar que a vida vai melhorar, embora se esteja enchendo a cara, mexendo com a mulher dos outros, etc., etc.

É inevitável, todo ano me pergunto: qual é o sentido disso tudo? Por que as pessoas acham que ações sem significado de menos de um minuto apenas hoje à meia-noite podem valer mais do que a série de atitudes que elas devem ter ao longo do ano?

E, obviamente, depois disso vem a série de questionamentos práticos que só fortalecem a falta de sentido dessas simpatias... Quando exatamente é ano-novo? Bom, a Terra é redonda e gira e é justamente essa rotação que define os dias de exatamente 24 horas. Mas não é exatamente o somatório de 365 dias que definem o ano, e sim a translação da Terra que é o movimento da Terra ao redor do Sol e que dura aproximadamente 8766 horas, ou 365 dias e 6 horas. 'Tá, então o advento dos anos bissextos (criados pra simplificar essa conta) já bagunçou tudo... Quando, afinal, tenho que ficar apenas sobre meu pé direito e pular sete ondinhas? 2008 é um ano bissexto, então as pessoas devem estar 18 horas adiantadas... mais horário de verão...

Isso está muito complicado e ainda nem estou considerando o fato de a contagem dos dias (e dos anos) ser diferente em cada lugar na Terra. Por exemplo, enquanto escrevo isso aqui, já se está comemorando ano-novo na Austrália. Olha a foto!

Ano-novo

Será que eu já deveria estar pulando sete ondinhas com meu pé direito? Não queria zombar da crença (ou crendice) de ninguém, mas... ah, quer saber? A mensagem de fim de ano do ano passado ainda vale para esse ano, mas vou aproveitar a festa (a última desse ano e a primeira do próximo), no ano que vem me preocupo com as minhas atitudes e esperanças. P

P.S.: Leia mais sobre anos e sobre anos-novos na Wikipédia.
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005