<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
9 de abril de 2006
Sistema de cotas é aceitar a derrota!
Sistema de cotas é aceitar a derrota!
Os leitores mais atentos do Peixe na rede (dos 5 assíduos, só deve ter no máximo 1) devem ter percebido que sou contra o sistema de cotas nos vestibulares (citei muito por alto o assunto escrevendo sobre o desarmamento). Agora querem tornar isso lei! Eu estudei em escola pública (alunos de escola pública serão os maiores beneficiados) e não sou negro, nem índio. Passei no vestibular da UFRJ de primeira e sem estudar, cheguei lá com o conhecimento adquirido no colégio e esse fato é o principal que me faz ser contra as cotas.

Eu não estudei em uma escola pública qualquer, eu estudei no Colégio Pedro II. Eu sou a prova de que é possível um ensino público fundamental e médio de qualidade (muito embora, a situação do CPII esteja a cada ano pior). Só com o que aprendi no colégio e a minha dedicação, pude cursar uma das mais respeitadas faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. E aí eu pergunto: por que alunos de outras escolas não podem? Eu mesmo respondo: porque as outras escolas são mal administradas (abandonadas pelos governadores mesmo!) e tem funcionários e professores desmotivados, mal pagos e sem condições de trabalho.

Você não acha injusto, que pessoas capacitadas e merecedoras sejam impedidas de entrar em uma universidade para dar lugar a pessoas sem uma boa formação e sem condições (que só foram aprovadas na escola, porque se não fossem, seus professores teriam metade de seus ganhos cortados) só porque esta tem pele escura ou porque teve a infelicidade de precisar da escola abandonada pelos "Garotinhos" da vida? Isso não é discriminação? Isso é querer justificar em estatísticas uma má administração. Como resultado só posso prognosticar uma queda na qualidade das universidades (quem faz a qualidade de uma faculdade são os alunos) e um aumento na discriminação (que já é muito grande, mesmo que enrustida, na nossa sociedade). Quem faz uma faculdade ser boa são os alunos. Tem muita faculdade particular com muito mais recursos e os mesmos professores das públicas, mas que obtém resultados bem piores na formação final dos alunos. O que tem que ser feito é melhorar o ensino fundamental e médio e não dar o ensino superior aos historicamente menos favorecidos como se fosse uma esmola (eu disse que sou contra esmola, não disse?).

Eu acho que o professor Franklin Trein, ex-diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS) da UFRJ fala melhor do que eu sobre o assunto, dê uma olhada. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005