<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
20 de agosto de 2008
Direito a informação
Direito a informação
WeltA China atual é um país lembrado pelo regime ditatorial com políticas de restrição à informação e à liberdade de expressão. Todo regime ditatorial usa esse artifício como uma forma de manter o povo sob controle evitando o surgimento de dissidentes e escondendo as atitudes pouco éticas tomadas contra os dissidentes que mesmo assim venham a surgir.

Ultimamente, essa política tem sido razão de constantes críticas feitas à China pelas nações ditas democráticas. Um dos mais ferrenhos críticos (ferrenho, mas nem tanto devido a questões econômicas) são os Estados Unidos, que se auto proclamam defensores universais das liberdades democráticas. Porém, veja a ironia dos fatos: BBSessas Olimpíadas em Pequim criaram uma situação que mais uma vez serve de exemplo para se questionar a moral que os EUA têm para serem "defensores da democracia" mundial.

Todos nós sabemos que a ordem de classificação dos países no quadro de medalhas olímpicas é ditada pela quantidade de medalhas de ouro conquistadas. Ou seja, os países com mais ouro são considerados os melhores, independente do número total de medalhas. Isso significa que hoje a China é o melhor país da Olimpíada por ter 18 medalhas de ouro a mais do que o segundo colocado, EUA. WashingtonPostIsso pode ser comprovado nos diversos mecanismos de comunicação do mundo como na BBC da Inglaterra, no Welt da Alemanha e no Sydney Morning Herald da Austrália. (Vejam ao lado os screenshots dos quadros no momento em que escrevo isso).

Entretanto, se você consultar os quadros de medalhas em órgãos de impressa norte-americanos, vai achar estranho que, embora com muito menos medalhas douradas do que a China, os EUA figuram como líderes das competições. Ao longo dessa Olimpíada e com o sucesso dos atletas chineses, convencionou-se nos EUA que a ordem seria ditada pelo total de medalhas, independentemente da cor da medalha. Dessa forma, os EUA ESPNcontinuam "supremos". Pode observar no Washington Post, na CBS e na ESPN.

O pior para os americanos é que nesse exato momento a China está a duas medalhas do total de medalhas dos EUA... corre o risco de nem assim os EUA ficarem na frente.

Nos Estados Unidos da América, é garantida a liberdade de expressão, é garantido o direito à informação, mesmo que essa informação seja manipulada de forma a se controlar a opinião pública. Não seria isso um tipo de censura? Ou seria pura falta de auto-crítica da sociedade americana? Vale lembrar que essa atitude foi tomada por entidades civis não governamentais (pelo menos até que se prove o contrário). P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005