<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
26 de agosto de 2006
Tem muito maluco nesse mundo
Tem muito maluco nesse mundo
Você achou que o cara do último artigo é louco? Ele é pouco, se comparado com Григорий Яковлевич Перельман (Grigori Iakovlevitsch Perelman). Nessa semana, meu camarada Rodrigo Tardin (aquele da banda Purano [1][2] - que, diga-se de passagem, agora é outra, O Alvo.) me mostrou uma notícia dizendo que Perelman havia ganhado um prêmio por ter solucionado a conjectura de Poincare. Resumidamente (e leigamente) posso dizer que a conjectura de Poincare foi o embrião da teoria do caos (é, ela de novo), sendo a primeira a considerar a possibilidade de caos em um sistema determinista. Acho que não adianta me aprofundar muito - eu também não entendi nada, tem algo a ver com determinar a forma do Universo, sei lá.

O fato é que essa é uma das questões não resolvidas de Henri Poincaré (matemático, físico e filósofo que entre outras coisas foi parceiro de Einstein no desenvolvimento da teoria da relatividade restrita), e que tem intrigado cientistas há mais de 100 anos. Aí você me perguntaria: "Mas por que o sujeito é maluco? Ele não estava apenas fazendo seu trabalho?" Pois eu digo: Perelman estudou 10 anos para em 2003 anunciar que resolveu um problema que em mais de 100 anos ninguém conseguiu solucionar. 3 anos depois, quando finalmente alguém conseguiu entender o que ele fez, resolveram lhe dar a Medalha Fields, que é o prêmio máximo que um matemático pode ganhar e que representa US$1.000.000,00 na conta do agraciado (sim, 1 milhão!). E sabe o que ele fez?

"Grisha" Perelman, 40 anos, russo, desempregado que divide aluguel com a mãe, simplesmente recusou o prêmio! Motivo: "Eu não fiz nada demais, não acho que isso seja de interesse público" Publicou seu trabalho na Internet (nesses links: [1], [2] e [3]) e está feliz da vida (ou não). Você ainda não se convenceu de que ele é louco? Então dá uma olhada na cara da figura. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005