<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
1 de julho de 2006
Trilha sonora
Trilha sonora
Ao falar de Robert E. Howard e seu Conan, citei a trilha sonora de "Conan, o bárbaro" adjetivando-a como a melhor trilha sonora em minha opnião. Entretanto, certamente cometi uma injustiça (com você, leitor) ao não mencionar nem sequer seu compositor, e agora corrigirei tal erro. Antes, porém, comentarei a trilha de Conan.

BasilVocê não precisa ver o filme para admirar a trilha musical de Conan, você não precisa ter visto o filme para conhecê-la. Você provavelmente a conhece. De tão boa e bem composta, ela é freqüentemente utilizada na mídia em diversas ocasiões (até hoje, apesar de ter sido composta em 1982). Hoje mesmo, ouvi parte dela em uma vinheta promocional do jogo Brasil x França no Globo Esporte. Embora seja utilizada de diversas formas, a trilha foi (muito bem) feita com o único intuito acompanhar o filme. Aliás, ela não acompanha, ela carrega o filme. "Conan, o bárbaro" é um filme praticamente sem diálogo e, portanto, a trilha musical passa a ter um papel fundamental na obra. Na verdade, junto com as imagens, a música conta a história do filme.

E de onde o compositor poderia conseguir inspiração para a música de "Conan, o bárbaro", um filme épico, mas que se passa numa época que nunca existiu? Foi aí que entrou a genialidade de Basil Poledouris. Ele juntou diversas referências e sonoridades que resultou em uma obra que nos remete exatamente para... a Era Hiboriana! Como ele conseguiu isso? Não sei, mas posso identificar algumas peças que colaboraram: metais (sempre presentes em cenas heróicas), percussão (a forma primordial de música), coro (sempre presente em épicos), ritmo (rápido em cenas de batalha, suave em cenas românticas e pausas dramáticas) e uma linda melodia (sem palavras para comentar). Além disso, ouvindo o CD da trilha sonora (compre se for capaz - é caro e raro - ou procure em sites de bit-torrent), posso perceber claramente influências de Carl Off (Carmina Burana) e Ravell (Bolero).

JohnBasil Poledouris não é compositor de um único sucesso, é um dos mais conceituados compositores de trilhas em Hollywood. Além de "Conan, o bárbaro" e "Conan, o destruidor" é também responsável pela música de filmes como "RoboCop", "Free Willy", "Caçada ao outubro Vermelho" e "A lagoa azul". Enfim, Basil é um gênio. Mas não se pode falar em trilha sonora, sem falar em John Williams. Talvez de nome você não o reconheça, mas certamente reconhece sua música quando tocada. "Indiana Jones", "Superman", "E.T., o extra-terrestre" e "Guerra nas estrelas" (para não citar especificamente a "Marcha Imperial" de Darth Vader) são apenas alguns dos temas mais conhecidos dele. Existem alguns filmes que apenas possuem músicas ou temas que tocam ao longo das cenas, mas John Williams e Basil Poledouris fazem a música participar do filme.

KevinSe já em filmes, que possuem uma história, diálogos, atores, etc. as trilhas já são importates, imagina em jogos de video-games (cada vez mais desenvolvidos). Vídeo-games não possuem diálogos, nem história (teoricamente quem a constrói é o jogador) e, além do visual e do desafio, o que mais colabora para o jogador "entrar" no jogo é a trilha musical e nesse ramo vou citar apenas um nome: Kevin Manthei. Ele também faz filmes, mas sua carreira se construiu em vídeo-games.

Além dos compositores de trilhas musicais para filmes e jogos, há ainda os compositores de músicas que parecem trilhas de filmes, mas não são. Mas isso fica para outro dia, por agora recomendo que visite os saites de Basil Poledouris e Kevin Manthei, baixe umas músicas e veja do que são capazes. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005