<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
22 de abril de 2006
100 anos de Robert E. Howard
100 anos de Robert E. Howard
No último dia 22 de janeiro, foi completado o centenário de Robert Erwin Howard (REH). Meus leitores devem estar se perguntando: "quem é esse cara?" "mais um arquiteto?" Não, meus caros, ele é um dos mais geniais escritores de histórias fantásticas da História. Em tempos de adoração a J. R. R. Tolkien (Senhor dos Anéis) e J. K. Rowling (Harry Potter), parece até estranho que a maioria do público desse tipo de histórias nunca tenha ouvido falar em REH. Enquanto Rowling juntou um monte de remendos de mitos e contos para criar as histórias de seu personagem e enquanto Tolkien se baseou em sua vasta pesquisa em língua, literatura e cultura inglesas para se tornar o pai dos épicos fantásticos, REH usou apenas a sua imaginação (e seu conhecimento de mundo, que não era pouco, apesar de nunca ter ido muito além de sua casa em Cross Plains, no Texas) para criar um mundo pré-histórico imaginário e se eternizar como pai do gênero capa/espada/magia. Você não conhece Howard, mas certamente conhece sua criação e principalmente uma de suas criaturas especificamente.

Howard imaginou como teria sido o mundo numa época esquecida logo após a submersão do mítico continente da Atlândida. Essa época ele chamou de Era Hiboriana, e em suas histórias ele relatava acontecimentos ocorridos em um continente único (que seria o que os geólogos chama de Gondwana ou talvez o Pangea). Segundo sua visão, esse continente era ocupado por diversas nações (dê uma olhada nesse mapa ou em um desses outros), umas mais civilizadas, outras menos. O personagem mais conhecido de sua Obra é um certo bárbaro de uma nação chamada Ciméria. Seu nome, Conan.

REH escrevia histórias curtas para revistas pulp e, embora seja relembrado por suas histórias hiborianas, ele não escrevia só esse tipo de história (na verdade, menos de 10% de sua obra era sobre reinos pré-históricos). Ele gostava muito de escrever Westerns (ele era texano) e nesse estilo seu personagem mais famoso é o Solomon Kane, que, diga-se de passagem, é o exato oposto de Conan em caráter, moral e personalidade. Conan é um bárbaro, mercenário, às vezes ladrão, às vezes pirata. REH em suas histórias criticava hábitos civis, a hipocrisia da civilização justamente confrontando um (anti) herói bárbaro e mercenário com a civilização que muitas vezes apresenta atitudes muito menos éticas do que as do bárbaro. Isso é o mais interessante em sua obra, uma crítica social disfarçada em empolgantes aventuras épicas.

Embora fosse um escritor de pulp fiction da década de 20 (muito popular nos EUA até hoje), sua obra só ficou mundialmente conhecida através de revistas em quadrinhos da Marvel Comics nos anos 70 - graças a outro gênio, Roy Thomas - e por filmes da década de 80. Quanto às revistas, uma obra impecável e fiel aos escritos de REH. Já os filmes "Conan, o bárbaro"(1982) e "Conan, o destruidor" (1984), embora tenham tido ótimas produções (e, no caso do primeiro, a melhor trilha sonora do cinema em minha humilde opinião) tinham pouca relação com o trabalho do criador. Depois ainda apareceram mais dois filmes com personagens de REH, Guerreiros de Fogo (com a Sonja, a Guerreira) em 1985 e Kull, o Conquistador (como o rei atlante Kull) de 1997. Esses foram um pouco mais fiéis, porém com produção bem piores. Atualmente, a Dark Horse publica ótimas HQs inéditas de Conan, vendidas no Brasil pela Mythos Editora (que também publica as histórias clássicas de Conan em outro título e histórias do Solomon Kane) e especula-se a produção de um novo filme de Conan (sem nenhuma garantia). As revistas, já adianto que valem a pena (embora tenham o preço meio salgado), e o filme, é esperar pra ver (ou não). Abaixo, alguns links com mais informações sobre REH, Conan e a era hiboriana. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005