<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
19 de março de 2006
Rock in Rio? Só se for Rio Tejo
Rock in Rio? Só se for Rio Tejo
Há duas semanas saía do ar a única rádio FM do Rio de Janeiro dedicada ao gênero musical mais ouvido no mundo. A Rádio Cidade, auto proclamada "A Rádio Rock" saiu do ar para dar lugar à Oi FM, o braço radiofônico da Telemar. Agora para ter rock in Rio você tem que sintonizar uma das rádios pop, ouvir uns três ou quatro hip-hop, e admitir que Skank é rock. Para quem não curte rock este pode não parecer o maior problema do Rio de Janeiro. E certamente não é, mas é um problema grande na medida que a cada dia que passa estamos cada vez mais à mercê de péssimos empresários. Essa afirmação pode ser encarada de duas formas diante do exemplo da Rádio Cidade.

Primeira: a Rádio Cidade era um exemplo vitorioso de projeto de marketing, até porque a falta de concorrência colaborava. Ao contrário do que aconteceu há 10 anos com a Fluminense FM (que foi outra rádio rock que abondonou o dial carioca de repente), a Rádio Cidade era uma rádio atual (era tão atual que vivia de jabá), ativa, constantemente envolvida com eventos rock no Rio de Janeiro e saiu do ar não por falência, mas por ganância (por que não dizer?). Alguém ofereceu um dinheiro e ela foi vendida. Em outras palavras, os empresários querem dinheiro fácil e rápido (planejamento e lucros maiores a longo prazo pra que?). Só pra informação: A Fluminense faliu, porque tinha um formato ultrapassado com programação musical ultrapassada (tocava rock, mas só rock velho) e não se sustentava sozinha.

Segunda: Quem comprou a Rádio Cidade foi ninguém menos do que a Telemar tendo em vista seu projeto de expansão no rádio (a Oi FM já funcionava em Belo Horizonte). Eu realmente não sei qual era a saúde financeira da Rádio Cidade, mas posso imaginar que seus donos, do grupo O Dia (que têm ainda a FM O Dia e a JB FM), não gostavam muito dela e provavelmente a vendeu por um preço barato. E só esse pode ter sido o motivo pelo qual escolheram a Rádio Cidade. Pra que diabos tirar do ar uma rádio única com um público grande e fiel para colocar no lugar uma rádio igual a várias outras? Será que não seria melhor comprar a Antena 1, por exemplo, e aproveitar o público que já ouvia a rádio e só depois fazer algum tipo de campanha para "impor" sua identidade? Não sei, não entendo muito de marketing... certamente eles devem ter feito um bom planejamento para isso (ninguém joga dinheiro no lixo sem um bom planejamento).

Agora, o pior da história não é isso. Para manter a tradição de desrespeito e negligência para com seus clientes, a Telemar publica nota oficial dizendo que a Rádio Cidade (que agora é da Telemar) melhorou, porque "deixou de ser local para se tornar mundial", pois agora ela será exclusivamente via Internet. Até onde eu sei, a Rádio Cidade já tinha seu canal via Internet (e, portanto, já era mundial). Além disso, o aparelho do meu carro não sintoniza Internet ainda. Ah, sim, (segundo eles) tem mais uma vantagem, "na Cidade WebRock não tem a Voz do Brasil". A Telemar acha que sou bobo? Eu devo ser mesmo...

Tudo bem. Não tem mais rock, no lugar temos outra Paradiso FM só que com um toque de Polishop, porque a OiFM parece até um canal de propagandas exclusivo da Oi (com todos aqueles serviços inúteis de torpedos, toques polifônicos, chats, etc.). Sendo eu cliente da TIM, não vejo vantagem nenhuma em ouvir a OiFM. Pelo nível dos empresários cariocas, se você gosta de pagode, torça para o pagode continuar na moda por muito tempo, pois senão daqui a pouco você pode ser obrigado a ouvir jazz (o que, aliás, é uma opção melhor). P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005