<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
12 de março de 2006
FOSob 1 - O básico
FOSob 1 - O básico
alguns meses prometi uma série de artigos sobre programas gratuitos e vou começar pelo programa mais importante no seu computador: o sistema operacional (SO). Se você não entende muito de computador, nem deve estar se dando conta de que está usando ele agora. Mas não pretendo explicar aqui o que é um SO. Resumidamente, posso dizer que sem um SO o computador não serve pra nada. O sistema operacional utilizado em mais de 80% dos computadores do mundo é o Windows da Microsoft (ahh, agora você sabe sobre o que estou escrevendo...). Ele é tão popular que as pessoas o usam simplesmente por não conhecer outros. Ele é como se fosse um padrão mundial. É ótimo ter um padrão mundial para as coisas. Nesse caso, entretanto, não é uma boa idéia.

Infelizmente, o Windows é um padrão caro e com um único gerente/desenvolvedor (o que faz com que dependemos da vontade de uma única pessoa/empresa) imposto por uma das mais bem sucedidas estratégias comerciais do mundo. Se você está utilizando o Windows XP agora ou é porquê está usando um produto pirata (o que configura um crime que dá cadeia) ou é porquê pagou no mínimo R$ 300,00 por ele (provavelmente sem nem saber, já que normalmente o preço vem embutido no preço total de um computador novo). O Windows até que não é ruim, mas eu sinceramente não recomendo nenhuma das duas atitudes (usar Windows pirata praticamente não atinge a MS e com certeza não é uma atitude de protesto ou revolta), qualquer uma delas só colabora para que fiquemos cada vez mais dependentes da Microsoft na medida em que se mantém o Windows como "padrão" mundial. Então você perguntaria: está bom e que opções tenho? Se estão tão fora do mercado, não será por serem mais caras ainda?

Eu só conheço 2 opções viáveis, uma barata e uma bem mais cara. A mais cara é cara nem tanto por ser bom, trata-se do Mac OS X. Você já deve ter ouvido falar do Mac, pois é, ele é tão fora da realidade que a maioria das pessoas que conheço (para não dizer todas) só ouviram falar dele, nunca o viram. Eu nunca usei, só vi em lojas e mesmo assim duvido que as vantagens deles paguem todo o seu valor de mercado.

"Mas peraí! Você não disse que falaria de coisas gratuitas?!" - você me perguntaria. Pois bem, a opção mais barata na verdade é gratuita. Trata-se do Linux. Na verdade o Linux são várias opções em uma. Dependendo das suas necessidades você pode ter o Debian, o Slackware, o Red Hat, o Kurumin (totalmente brasileiro) etc. Até hoje só usei dois. O Conectiva (atualmente na versão 10) é completo e já vem pronto - quando você o instala, instala junto se quiser todos os programas de que você precisa (editores de texto e imagem, planilhas eletrônicas, navegadores, players, etc.). Ele é gratuíto somente se você baixar as imagens dos CDs direto na Internet, você também pode comprar os CDs prontos e de quebra leva também suporte técnico.

Agora, se a sua opção é algo totalmente gratuito, a sua opção é o Ubuntu. Ele é tão gratuíto, que se você pedir, eles lhe enviam os CDs de lá da Africa do Sul sem cobrar nada. E você pode pedir quantos CDs você quiser (para distribuir para amigos)! Ele está diponível também em português (é só escolher durante a instalação). Eles têm também uma página em português. Ele é feito para facilitar a vida dos novos usuários de Linux, é muito bom, mas não o recomendo para quem não tem Internet em banda larga, ele vem muito cru. Acho que já me extendi muito, se pedirem depois eu escrevo mais sobre Linux e no próximo post sobre FOSob escreverei sobre utilitários de escritório, os famigerados offices. Para mais informações sobre Linux clique aqui e escolha o atalho. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005