<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
11 de julho de 2009
Fim ao IE6!! (e se possível, também a todos os IEs)
Fim ao IE6!! (e se possível, também a todos os IEs)
A última atualização do Peixe na Rede foi uma propaganda descarada, descaradamente copiada do blog de David Tenser, líder de projeto da plataforma de suporte da Mozilla. Este ato desesperado, não foi exatamente fruto do meu amor ao navegador Firefox, até porque não sou tão fanático assim. Mas também não me comprometeria a divulgar o lançamento de uma versão de um programa que não testei ainda (no caso, a versão 3.5 do Firefox), se não tivesse pelo menos uma dica de que isso seria uma boa dica para grande parte dos meus leitores.

Não me preocupam os felizes usuários do Firefox que visitam o Peixe, nem mesmo os que têm versões defasadas (embora, para esses, seja altamente recomendável a atualização). Quem me preocupa são os infelizes que usam o Microsoft Internet Explorer 6, que são 20% dos visitantes do Peixe na rede (segundo meu contador StatCounter). Só vejo duas explicações possíveis para alguém usar o IE6: alienação e ignorância por parte desses usuários e a ainda enorme ocorrência de software pirata.

Minha intenção não é destratar essas pessoas, mas sim alertá-las. Elas são muito bem-vindas ao Peixe, mas seria muito melhor se me visitassem com um navegador mais moderno. No mês que vem IE6 terá nada menos do que 8 anos de idade! O Timor Leste é mais jovem do que ele! O Orkut é mais jovem do que ele! O Windows XP, que já é considerado ultrapassado pela própria Microsoft, é Atualize seu Navegadormais jovem do que ele!

O problema de um navegador tão antigo é que ele freia o desenvolvimento da Internet, forçando desenvolvedores de site a trabalhar com tecnologias antigas, para não perder essa parcela considerável do público. Para piorar a situação, o IE6 não obedece as normas internacionais que possibilitam a variedade de navegadores, sites e linguagens de programação que trariam mais melhorias ainda à Internet.
Bring IE6 Down
O IE6, no seu auge era utilizado por 98% do total de usuários de Internet. Nessa época, a Microsoft simplesmente dissolveu o departamento de desenvolvimento do Internet Explorer, relegando o navegador a 6 anos sem atualizações. O Internet Explorer ficou totalmente estagnado, até a Microsoft perceber que estava perdendo mercado para navegadores inovadores que surgiam. Nunca se viu na história da industria mundial tamanho desprezo pelos clientes. Leia mais sobre o IE Death Marchassunto na Webinsider.

Infelizmente, apesar disso tudo, ainda tem gente que usa o IE6, simplesmente por desconhecer as possibilidades atuais da Internet ou por utilizar um Windows pirata, que bloqueia a atualização do IE. Já fizeram campanhas internacionais na Internet, como a IE Death March e a IE6 Update. Já fizeram campanhas no Brasil, como a do iMasters e do desenvolvedor Richard Barros. Até sites irônicos já fizeram! Tudo praticamente em vão.

Atualize seu navegadorA Microsoft recentemente lançou o IE8. Eu temo por recomendá-lo, pois, como você acabou de ler, o histórico da MS não inspira confiança (mas ainda assim, é melhor usar o IE8 do que o IE6). Recomendo, sim, o Firefox, o Opera e até o Chrome que não conheço bem. Mas, pelo amor de Deus, vamos evoluir, abandone o Internet Explorer 6. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005