<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
11 de julho de 2009
Destino, por Dalí e Disney.
Destino, por Dalí e Disney.
Achei do ótimo site/blog/zine de artes visuais IdeaFixa, um clipe de animação de 1946 resultado da colaboração de dois mestres das artes visuais, Salvador Dalí e Walt Disney! Segundo as descrições que achei por aí , foi concluída há pouco lançando-se mão de técnicas modernas de animação - técnicas modernas, aprimorando a arte modernista.

Walt Disney junto com o pintor da Bauhaus Oskar Fischinger convidou Dalí para fazer um curta de animação, no estilo dos apresentados em Fantasia. A intenção de Disney era cada vez mais colocar grandes artistas em suas animações, valorizando-as e apresentando-os ao grande público. Dalí chegou a afirmar que Destino apresentaria toda a sua obra, mas no fim das contas o curta contava com apenas 5 delas. O projeto original foi cancelado ainda na década de 40, por dificuldades financeiras. A Walt Disney Company decidiu retomar o projeto em 2003, com produtores novos que contaram com o auxilio de um dos assistentes de Dalí na produção original.

O site Animation Art Conservation publicou um artigo escrito em 2003 por Ron Barbagallo contendo a história em mais detalhes e apresentando imagens, comparações e a concepção de arte feitas pelo próprio Salvador Dalí. Também há informações mais atualizadas na Wired e na Monsters and Rockets. Todos em inglês.

O filme chegou a ser apresentado em alguns festivais, mas até hoje não há data para lançamento nos cinemas. Há informações que ele seria apresentado nos cinemas antes de algum longa da Disney, mas nada oficial. Um DVD contendo essa peça e um documentário chegou a ter lançamento agendado para o ano passado, mas também foi cancelado. A chance que temos de ver o curta é nessa versão que vazou no Youtube enquanto não excluírem de lá também. Assista abaixo (antes que tirem do ar).

A música de Armando Rodriguez (com letras traduzidas para o inglês por Ray Dilbert) cantada por Dora Luz dão bem o clima das produções dos anos 40. É impressionante como se percebe bem o traço de Dalí e de Disney no filme. A estética da obra de ambos, a princípio tão diversa, combinaram muito bem nessa narrativa melancólica e surreal de uma "simples história de amor, em que um rapaz conhece uma moça" (segundo palavras do próprio Walt Disney). P


topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005