<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
4 de junho de 2009
Ajudando fazendo nada
Ajudando fazendo nada
Você sempre quis fazer algo pelo próximo mas nunca teve oportunidade? Você sempre quis fazer algo grande pela humanidade, mas tinha preguiça? Agora você não tem mais desculpas. Você já pode, por exemplo, ajudar a descobrir uma vacina contra a Dengue sem ser químico, nem farmacêutico, nem biólogo. Você também não precisa nem ter dinheiro. Basta ter um computador com uma conexão com Internet... e nem precisa ser banda larga!

Estou falando de grid computing ou computação em grade. Resumidamente, pode-se dizer que grid computing é uma tecnologia em que tarefas são distribuídas para diversos computadores ligados em rede afim de se aproveitar a capacidade de processamento de todos eles com a finalidade de se alcançar um objetivo que, se usasse apenas um computador, demandaria muito tempo. Isso pode ser aplicado dentro de uma rede corporativa para fazer cálculos de desenvolvimento de algum produto. Isso também pode ser feito através da Internet, aproveitando a maior rede de computadores do mundo. E laboratórios de universidades, institutos e empresas mundo afora têm lançado mão desse recurso com o apoio de milhares de voluntários no mundo para encontrar solução de alguns grandes problemas da humanidade.

Ao se "alistar" em uma grade dessas, o voluntário "empresta" o processador de seu computador nos momentos em que ele está ligado, mas ocioso. E acredite: isso acontece com muito mais frequência do que você imagina. Isso, porque são raros os momentos em que o processador trabalha em carga total. Ou seja, não é só quando aquele lindo descanso de tela (que hoje em dia não tem a menor utilidade senão enfeitar sua tela) está rodando que o seu computador está parado, quando você o está utilizando ele também está "meio parado". A ideia é aproveitar esse tempo para que ele seja usado para coisas úteis.

Eu estaria mentindo se dissesse que isto não custa nada para os voluntários. Na maioria dos casos, o custo em eletricidade com esse acréscimo de processamento no seu computador é mais ou menos o mesmo de uma lâmpada incandescente. Parece-me muito pouco a pagar diante da oportunidade de ajudar a encontrar uma cura para o câncer de braços cruzados.

SETIUm dos projetos pioneiros de grid computing através da Internet é o SETI@home. Esse também foi meu primeiro contato com o grid computing lá no fim da década passada. Na época eu não sabia nada de grid computing, pra ser sincero eu nem sabia que o SETI@home era isso. O que me atraía era o visual StarTrek (olha a figura) do programa e que meu computador ajudava a achar vida inteligente fora da Terra. De lá pra cá, eu abandonei o SETI e eles nunca encontraram ETs. Mas pelo menos provaram a viabilidade do sistema de grid computing.

Hoje faço parte da World Community Grid, na qual escolhi ajudar nos cálculos para encontrar remédios contra a dengue e contra a gripe A, encontrar novos métodos de diagnosticar e curar cânceres, desenvolver comidas mais nutritivas para povos famintos, construir células solares mais baratas e eficientes. A World Community Grid faz uso do cliente BOINC. O BOINC é um programinha livre (desenvolvido a partir do utilizado no SETI@home) que gerencia as tarefas calculadas.



Muitos projetos de grid computing usam o BOINC, mas há quem desenvolva seu próprio software. No Brasil, universidades também tem desenvolvido projetos de grid computing os principais exemplos são o OurGrid e o InteGrade. O que está esperando? Abra alguns desses links que passei aqui, inscreva-se em um desses programas, instale o cliente e depois ajude os outros fazendo nada. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005