<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
25 de abril de 2009
O som do perigo!
O som do perigo!
Em uma linda manhã de domingo, o Sol dominava o céu azul coalhado de formosas nuvens brancas. À sombra das árvores, exposto a uma leve brisa, eu sentia o clima mais agradável possível. Apenas o som de crianças brincando ao longe sobre o gramado e de passarinhos assobiando as belas melodias que eles aprenderam com Deus se podia ouvir naquela cena bucólica. Repentinamente, o cenário muda! As trevas tomam a paisagem, todos correm em desespero a fim de escapar de algo que sequer podem ver. Apenas ouvem cada vez mais próximo o rosnar irado de algo inumano. Apenas pela sua voz horrenda que preenchia todo o espaço já se podia imaginar o tamanho daquele monstro. Então, quando mais alto vociferava, sua imagem surgiu como uma emanação arcana, reavivando o mais ancestral dos temores humanos!

Com o susto, eu acordei... na verdade, era segunda-feira. Era a primeira vez que eu dormia no quarto da frente depois de anos. O rosnado inumano era na verdade o ruído dos motores de ônibus que passavam na rua a cada vez com mais frequência desde a madrugada. É triste pensar que em uma cidade grande como o Rio de Janeiro, mesmo com tantos problemas, o problema da poluição sonora é sempre colocado em último lugar. A história que narrei é real e ilustra apenas um dos inúmeros problemas que o ruído causa à saúde.

Dia do silêncioINADA exposição curta ou prolongada a níveis excessivos de ruído pode trazer problemas que vão muito além de apenas pesadelos. Além do constante estresse, danos ao próprio sistema auditivo são os mais comuns. Mas o próprio estresse traz severos problemas psicológicos, como depressão, perda de concentração, distúrbios do sono e cansaço excessivo. Além disso, o ruído pode causar diretamente problemas de redução imunológica, perda de apetite, distúrbios circulatórios ou respiratórios. Em casos mais extremos o ruído causa náuseas, cefaleia, vômitos, perda de equilíbrio e tremores. Talvez agora, tendo lido isto, você tenha a resposta para um desconforto que há muito o incomoda e você não sabia a causa.

Pense nisso, antes de colocar seus fones de ouvido, antes de iniciar um trabalho ruidoso sem protetores auriculares, antes de dar uma festa no seu condomínio, antes aumentar o batidão no seu carro tunado, antes de falar alto em qualquer recinto, ou antes de pregar a palavra do Senhor. Poluição sonora é um problema sério de saúde pública e devemos dar mais atenção para isso.

Aliás, para lembrarmos disso, foi criado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. No Brasil, a SOBRAC e a Academia Brasileira de Audiologia estão promovendo a realização de 1 minuto de silêncio às 14:25 do dia 29 de abril de 2009 (próxima quarta-feira), a fim de salientar o impacto do ruído nas nossas vidas cotidianas, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge todos nós. Participe. Proteja sua audição, proteja sua saúde! P

INAD
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005