<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
19 de janeiro de 2008
Comando de latido
Comando de latido
Dog on a computerA tecnologia de comando de voz em aparelhos eletrônicos já é coisa do passado. Pelo menos, no que se refere à voz humana. Acontece que os estudos continuam na interpretação de vozes caninas! Foi publicado na última edição do periódico Animal Cognition um artigo de um grupo de pesquisadores húngaros descrevendo estudos feitos para a criação de um software capaz de interpretar o humor dos cães através de seus latidos. O resumo (abstract) do artigo pode ser lido na página da editora, o artigo pode ser comprado no mesmo lugar pelo preço de 32 dolares.

Se você costuma "conversar" com o seu "melhor amigo" canino, acho melhor começar a considerar buscar alguma ajuda tecnológica, pois o estudo liderado por Csaba Molnár, do Departamento de Etologia da Eötvös Loránd Tudományegyetem (pelo que pude levantar, essa palavra maior significa "universidade" em húngaro), revela que o computador reconheceu 43% dos mais de 6000 latidos dos 14 sheepdogs húngaros testados – estima-se que seres humanos reconheçam a reação emocional dos cães em 40% dos casos.

Rubiks cube solvedIsso é uma revolução tão grande, que o que mais chamou a minha atenção ao ler essa notícia foi o fato de o sobrenome do pesquisador ser igual ao do autor do livro Meninos da Rua Paulo (A Pál utcai fiúk), Frenc Molnár, a única personalidade húngara do mundo das ciências e letras que eu conhecia até então. Naturalmente, isso mostra duas coisas: a primeira é que nada a respeito da interpretação de latidos chama minha atenção; a segunda é o meu total desconhecimento sobre os feitos inventivos do povo húngaro. Depois dessa constatação, pesquisei e descobri que são de autoria húngara coisas que mudaram nossa forma de ver o mundo, tais como: a bomba de hidrogênio, a holografia, a caneta esferográfica e o cubo mágico.

E antes que meus 6 leitores assíduos imaginem que fiquei louco de vez, a ponto de acompanhar periódicos sobre cognição animal, devo revelar que li essa notícia no JB. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005