Na semana passada, fiz uma curta viagem a Florianópolis (linda cidade, diga-se de passagem). Bom, era pra ser curta, mas tanto a ida como a vinda demoraram duas horas a mais que o previsto. A ida atrasou não por excesso de tráfego aéreo... o problema foi na terra mesmo, o que demorou foi o check-in da
Gol, sim o check-in estava atrasando vôos! E a volta atrasaria mais, se eu já não tivesse que esperar a conexão em São Paulo. Como eram dois vôos, foram dois atrasos: de uma hora no vôo de Floripa para Sampa e de duas horas de Sampa para o Rio. Os ônibus urbanos de Florianópolis são mais pontuais do que os aviões!
Eu não ia comentar o fato aqui, mas não resisti quando vi
uma notícia na Internet... A
Anac lançou uma cartilha para o passageiro. O compêndio tem nada menos do que 72 páginas! Tem sido tão complicado viajar de avião no Brasil, que é necessário um Manual de Usuário!
Baixe o seu, mas se prepare, pois ele não simplifica muito as coisas, não... Gostaria de mostrar apenas um organograma (extraído da primeira página do primeiro capítulo do manual) descrevendo a relação entre os órgãos que atuam na aviação civil brasileira. Eu não entendi nada, mas pude notar claramente que as empresas aéreas não respondem a ninguém.
Acho que, com o atual estado de desordem do sistema aéreo brasileiro, deveriam mudar o nome da agência para Anarc... a situação realmente beira a anarquia.