<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
7 de setembro de 2007
7 de setembro...
7 de setembro...
Mais um 7 de setembro, e cada vez com menos significado... A TVE (canal 2 no Rio de Janeiro, parte da Rede Brasil) foi a única TV do Rio a exibir a parada. O programa é chato, mas lembro de uma época em que as paradas eram transmitidas pelas principais emissoras de TV. Havia um esforço geral de transmitir o significado da data (se é que tem algum)... Aparentemente, hoje em dia, esse significado não é passado nem na escola. O que será que mudou de lá pra cá? Foram os valores? Foram os interesses? A minha aposta é de que o que mudou foi a cultura. Datas cívicas e patrióticas atualmente no Brasil são apenas feriados a mais sem significados. A História está sendo esquecida aos poucos, para dar lugar a um presente sombrio, teoricamente melhor para cada um individualmente (e bem pior para a maioria).

Eu nunca fui muito patriota, nem pretendo ser, infelizmente. A pátria que deveríamos celebrar não existe, pois não há pátria sem povo, sem identidade, sem história. E essa história, essa identidade, vai sendo apagada a cada escândalo político, a cada negociação comercial inescrupulosa, a cada programa de cotas em educação, a cada aprovação automática. O povo deixa de existir aos poucos com cada um que faz filhos para ganhar o escola-esmola, com cada um que diz que não liga para política (sem saber que até assim está assumindo uma posição política poderosa), com cada um que prefere ficar sentando em um ônibus lotado vendo um idoso em pé no mesmo ônibus, com cada um que dá a 'cervejinha' para o policial achacador (e é tão criminoso quanto ele).

As pessoas têm que assumir suas responsabilidades, olhar para as suas próprias atitudes antes de tentar colocar a culpa nos outros. Temos que cobrar de nós mesmos e só depois cobrar dos outros. Só assim poderemos nos tornar uma nação, um povo, uma pátria. E, então, o 7 de setembro voltará a ter significado. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005