<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
3 de março de 2007
Há 16 dias inaugurava-se aqui no Peixe na rede uma nova paginação. No artigo que "comemorava" a mudança já havia um sinal de que ela não estava ainda completa. Àquele momento já havia a consciência de que havia alguns bugs e falhas no seu funcionamento. A principal falha era que o Peixe praticamente excluiu de seu rol de leitores os leitores que usam definição de tela igual ou menor que 800x600 pixelsse você não sabe o que isso significa, minimize todos os programas abertos, clique com o botão da direita sobre qualquer parte da tela que não tenha ícone e clique em propriedades e depois em Configurações. Lá você encontrará algo como "resolução de tela" mexa para direita para aumentar ou para esquerda para diminuir. Depois clique em "aplicar" e veja o que acontece.. Essa é uma restrição diferente de excluir usuários do IE6Internet Explorer 6. Usar o IE6 é uma questão de opção. Mesmo quem não tem o Windows XP ou o Vista ainda pode usar o Firefox, o Ópera ou outros navegadores. Se usa o IE é porque gosta de sofrer. No caso da resolução, nem sempre se trata de opção. Quem tem uma placa de vídeo e/ou um monitor antigos não pode aumentar muito a resolução de tela.

Pois bem, por conta disso, decidi fazer algumas modificações na paginação para melhorar a usabilidade para quem não pode aumentar a resolução de tela. A idéia era só retirar o logotipo, e estreitar um pouco a parte dos artigos. Acabei me empolgando e em menos de 4 horas o Peixe na rede que em 15/02/2007 era assim (clique pra ver), ficou do jeito que está a partir de 01/03/2007. Agora o Peixe na rede continua sendo melhor visualizado em no mínimo 1024x768, mas ainda é amigável a resoluções menores. Quanto a restrição a versão do navegador, esta continua e é extremamente recomendável não apenas o update do navegador, mas também o upgradecomo bem descreve a mensagem que aparece para todos os usuários do IE do IE para o Firefox ou Opera – para quem ainda não o fez.

Vamos às novidades. Pretendo dar fim a longos parênteses que atrapalham e desviam o assuntonão sei se meus 5 leitores assíduos já repararam, mas tenho o péssimo hábito de fazer vááários comentários entre parênteses.. Ao invés de parênteses, colocarei tudo em mensagens escondidas – basta colocar o cursor do mouse sobre palavras em negritopalavras em negrito e sublinhadas são atalhos normais sem mensagem escondida. As palavras em negrito sem sublinhado além de esconderem mensagens, elas podem também ser atalhos. Ainda pretendo mudar isso. que a mensagem aparece. Algumas ações e utilidades agora estão disponíveis sob ícones no rodapé de cada artigo. Com eles você pode pegar o link exclusivo do artigo (clip), enviar o link do artigo para alguém (carta), fazer comentários (megafone) e voltar ao topo da página em um clique (seta). Não perca tempo como o lápis ele só serve para mim, o autor.

A barra lateral, além de ter ido para a esquerda, ficou mais enxuta e organizada, além de conter avisos e links úteis. Todas as minhas tag do del.icio.us estão ali também. E agora além da barra lateral, o Peixe tem também uma barra superior que abriga os atalhos para os arquivos mensais do peixe, o link para o feed rss em xmlpara quem quiser colocar na barra de atalhos do Firefox, por exemplo. e o novo campo de busca. A busca no Peixe na rede, aliás, também mudou agora utiliza a busca do próprio Blogger, como resultado da busca é apresentada uma página do Peixe na rede contendo todos os artigos que apresentam as palavras citadas na busca.

É bom que se diga que tudo isso só foi possível graças ao conhecimento adquirido no ótimo site CSS para Webdesigners – Tutoriais CSS de Maurício Samy Silva, o Maujor, sem ele não teria feito metade do que fiz nessa nova paginação (pelo menos não no curto tempo que demorei pra fazer).

Espero que as novidades do Peixe na rede tenham agradado e que possam proporcionar uma boa experiência nesse cantinho da rede. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005