<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
7 de dezembro de 2006
Windows Internet Explorer
Windows Internet Explorer
Depois de 5 anos, foi lançado no último fim de semana uma nova versão do Internet Explorer em português. Isso pode ser novidade para você se você usa Windows pirata (o IE7 não só se instala em Windows devidamente validado). Já digo uma coisa: dessa vez a Micro$oft não copiou direito. Que pena! os produtos M$ costumam ser bons, porque são boas cópias de seus concorrentes. Infelizmente não é esse o caso. Segue algumas (poucas) observações sobre o novo IE7.

1- Visual legal, mas pouco intuitivo. Optaram por barras de ferramentas minimalistas e simplesmente não há barra de menus (a menos que, com um clique com o botão direito do mouse, o usuário o habilite) e como conseqüência fica muito difícil achar as coisas (se é que há muito para se achar). Aliás esse negócio de não mostrar menus por padrão é a nova onda da Microsoft, o Windows Media Player 11 também esconde seus menus. Imagino que todo o Windows Vista seja assim.

2- A única coisa bem copiada da concorrência foi a navegação por abas (guias, na nomenclatura Micro$oft), essa, sim, intuitiva e com a opção de escolher as abas em uma lista com miniaturas das páginas abertas em cada aba. Nada que esta, esta ou esta extensão não faça (melhor) no Firefox.

3- campo de pesquisa: só vem, por padrão, com o Windows Live Search e só lhe dá opção de colocar outras 13 buscas diferentes (que se restringem a sites de busca). Muito diferente das 23 opções no site do Firefox e das 9667 no mycroft.mozdev.org. A sorte deles é que o Mycroft Project já está disponibilizando mecanismos de busca para IE também.

4- anti-phishing: o sistema do IE faz demorar mais para carregar as páginas, pois ele leva um tempo examinando cada página acessada.

5- RSS: feeds RSS no IE são mostrados como uma página inteira, muito diferente (e pior) do que os favoritos RSS do Firefox e do Opera, que mostram as entradas em uma lista de links para somente se ver o artigo completo depois de clicada a "manchete".

6- complementos: ainda são poucos disponíveis e muito limitados, e só uma pequena parte é gratuita. Só isso já faz com que ele seja bem pior do que seus concorrentes, limitando-o ainda a simplesmente um navegador.

Eu tenho que admitir que não testei muito o IE7 e não pretendo testá-lo mais. Testei o mínimo suficiente para confirmar que estou muito melhor usando o Firefox. Se alguém que tem maior conhecimento a respeito quiser manifestar sua opinião, por favor comente este artigo. Mas o fato é que falta muita coisa ainda para chegar aos pés do Firefox ou do Opera. Vamos torcer, pelo menos para que não tenhamos mais listas de vulnerabilidades enormes dedicada ao IE no ScurityTracker.

Para finalizar, uma observação interessante. O nome do Internet Explorer mudou, deixou de ser "Microsoft Internet Explorer" para ser "Windows Internet Explorer". Parece que a Microsoft sofre do mesmo problema da Telemar: rejeição crônica por má fama (nos dois casos justificada). E por conta disso, escondem de seus produtos o nome já mal visto da empresa e colam no lugar o nome de seu melhor produto, pra ver se melhora um pouco a imagem. Ou será que você nunca reparou que todos os produtos Telemar se chamam Oi-alguma coisa? P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005