Por falar em Telemar, ela está aplicando mais um golpe em seus "clientes" e com a cumplicidade da Anatel (conivência não é exatamente o termo). A Anatel determinou o sistema de cobrança da telefonia fixa deixe de ser por pulsos e passe a ser por minuto. Até aí tudo bem, acho até melhor que seja assim. O problema é a tarifa.
A
determinação da Anatel é bem clara: "O valor máximo para o minuto de tarifação corresponde ao valor do pulso do plano básico dividido por quatro." O que é justo, na medida em que cada pulso tem 4 minutos e da forma como foi determinado, não há aumento nenhum nas tarifas (ou seja, ninguém sairia no prejuízo). Entretanto, a Telemar faz contas diferentes.
Atualmente, o plano básico custa R$41,03 para 100 pulsos. Se cada pulso equivale a no máximo 4 minutos, pagamos R$41,03 para ter até 400 minutos em ligações. Com a passagem para o sistema de minutos, plano mais barato oferecido pela Telemar (sem nenhum serviço a mais embutido) passa a custar R$43,90 com direito a 230 minutos mensais. Isso significa: um aumento de quase 100% na tarifa. Eu não estou inventando esses valores,
eles estão no site da Telemar.
E a Anatel? O que faz a respeito? Bom,
até que tem feito alguma coisa, mas certamente não tem feito o suficiente. Não se trata de o que eles fazem os clientes acreditarem, mas sim o que eles fazem os clientes pagarem.
Mas o que dá mais raiva é ver a propaganda da Telemar dizendo: "escolha o seu plano de minutos, antes que escolham por você." Como assim "escolham"? quem está escolhendo é a própria Telemar! A única concorrente da Telemar no Rio – se é que dá pra chamar de concorrente uma empresa de telefonia constantemente sabotada pela própria Anatel – já me dava opção de planos por minutos antes de suas 3 vendas para evitar a falência.