<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
7 de agosto de 2006
FOSob 4: Segurança
FOSob 4: Segurança
Há muito já passou o tempo em que vírus de computador se pegava com disquetes (3" ½) e disquetões (5" ¼) de origem desconhecidas. Segurança em informática era algo muito mais fácil, bastava ter um bom anti-vírus. Difícil era mantê-lo atualizado... Com o advento da Internet ficou muito mais fácil essa atualização (nem lembro como fazia isso sem Internet), entretanto também ficou muito mais fácil contrair um vírus. Mas o problema maior é que hoje em dia vírus não são as únicas ameaças. Vírus, spams, hackers, spywares, phishing, etc. Eu não tenho R$109,00 para ter a segurança do Norton Internet Security por apenas 1 ano. E então o que fazer? FOSob é a solução :D

Não vou me ater a programas anti-spams, para isso recomendo algo que já recomendei antes aqui, Mozilla Thunderbird. Duas semanas de "treinamento" (o programa treinou, não eu) e nunca mais olhei para a cara de spams. Não vou me ater a programas anti-phishing, para isso recomendo algo que já recomendei aqui antes, Mozilla Firefox. Como se ele já não fosse seguro o suficiente, ainda se pode adicionar uma série de extensões para aumentar ainda mais a segurança.

Vírus! Existe uma série de anti-vírus gratuitos, mas vou citar apenas três. Dois deles já são bem conhecidos: AVG e avast!. Não há como falar de anti-vírus gratuitos e não falar desses dois. Sou inclusive incapaz de dizer qual é o melhor. Usei o AVG durante anos, mas de tanto ouvir falar no avast! resolvi experimentá-lo. E não troquei de volta. Não por achá-lo superior ao AVG, mas por não achar muita diferença entre eles. Tenho que admitir que o AVG tem uma interface muito mais intuitiva e que ele me dá mais satisfação sobre o que ele faz. No avast!, a impressão que tenho é de que as coisas são mais escondidas e até agora não entendi o sistema de atualização dele. Por outro lado, o avast! fala a minha língua, já a versão grátis do AVG só está disponível em inglês. Aliás, é bom que se diga ambos são gratuitos apenas para uso pessoal (em um computador), mas isso não significa produtos inferiores às versões comerciais, na verdade são praticamente idênticas. "Mas afinal, eles detectam os vírus e os matam?" - você deve estar perguntando. A resposta: O AVG detecta que é uma beleza, mas nem sempre mata. (dica: se o AVG detectar um vírus mas não matá-lo, envie o arquivo infectado para a quarentena. Depois abra o "virus vault" e tente curar o arquivo lá. Na maior parte dos casos ele cura assim, depois é só "restaurar" o arquivo). Já o avast!, eu não sei, não tive oportunidade de vê-lo em ação (e se tive, ele fez questão de esconder). O terceiro anti-vírus só vou citar, porque o único anti-vírus de código aberto de que tive notícia, trata-se do ClamAV. Nunca usei, mas vejo que falta algumas coisas nele ainda, como proteção residente, verificação automática de email, e atualização automática. Todos três apresentam versões para Windows e Linux.

Spybot, spyware e cookies espiões! O que não falta por aí é programa anti-spyware/adware. Vou recomendar apenas um simples, fácil de instalar e de usar e disponível em dezenas de línguas: SpybotSearch&Destroy. Ele tem um enorme banco de dados, constantemente atualizado, verifica cookies, entradas no registro e programas mal intencionados e o que é melhor evita a entrada novos bots. Só esse eu recomendo (até porque não testei outros), mas vou citar (muito mais a título de curiosidade) outro software também gratuito, o Netscape. Sim, aquele navegador... Ele não acabou (nem se transformou em Mozilla) e está aí firme e forte. Ah e ainda é um navegador, mas tem uma função de busca por spywares e adwares. É bom que já evita o mal na raiz.

Hacker! Finalmente vou escrever sobre firewalls. A verdade é que quem tem um bom e bem configurado firewall, nem precisa muito dos outros softwares citados aqui. Duas coisas a se dizer logo de cara: 1) o firewall do WindowsXP não é um firewall; 2) o Linux normalmente já vem com firewall (de verdade), só é necessário configurá-lo. Posto isto, me dedicarei aqui a firewall para Windows. Eu só conhecia dois, mas um deles (o Kerio) não tem mais versão gratuita... Passei a conhecer só um, o Zone Alarm. Muito amigável, fácil de configurar e aparentemente eficiente. Depois conheci outro, o Comodo. Este tem uma grande vantagem, ele é absolutamente gratuito, não é uma versão capenga de um produto comercial. Ele não me parece tão amigável quanto o ZoneAlarm, mas é bem mais completo. O Comodo é grátis até para empresas, mas eles mesmos recomendam um outro produto para pequenas empresas: Trustix, que também tem a versão sistema operacional completo, Trustix Secure Linux, um servidor de redes voltado para segurança. Mas aí já estamos indo longe demais.

A verdade é que um usuário comum dificilmente precisa de tudo isso. Uma navegação responsável, não clicar em links desconhecidos (olha pra barra de status antes!), não abrir arquivos duvidosos, não visitar sites suspeitos já é meio caminho andado. De resto, não há muito mais o que se pode fazer... É como eu sempre disse: sexo seguro é masturbação. P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005