<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
12 de junho de 2006
FOSob 3: Internet
FOSob 3: Internet
Hoje em dia, a informática depende muito da Internet. Tudo o que se faz com um computador pode (em alguns casos, só pode) ser feito de forma melhor se o computador tiver acesso a Internet. Este artigo se dedica aos programas feitos para realizar funções diretamente relacionadas com Internet (navegação, email, chat, downloads, etc.).

Navegadores

Vamos começar pelo navegador. Todos os navegadores que conheço são gratuitos, então vou me ater a dizer qual seria o melhor e qual seria o pior... O pior deve ser o que você está utilizando nesse momento, o Microsoft Internet Explorer (IE). Em uma análise mais aprofundada o IE não é exatamente gratuito, uma vez que ele é parte inalienável do MS Windows. Ou seja, você tem que comprar o Windows para ter o IE e só com o Windows você pode utilizá-lo. Está bom, mas você comprou o Windows e levou de lambuja o IE. Então vou comentar sobre ele. O IE é um navegador e... só. Não chega a ser ruim, já que cumpre o que promete. O problema é que ele promete muito pouco. É um navegador básico que não apresenta nenhuma alternativa funcional ou visual ao usuário, apenas configurações básicas podem ser modificadas. Além disso, ele tem um sério problema relativo à segurança, pois tem como configuração padrão uma série de "acessórios" que abrem brechas para hackers, skywares e vírus. Aí você me perguntaria: "que opção temos ao IE?". E a minha resposta: "Pelo menos, duas. E todas duas bem melhores do que o IE." Conheça o Opera e o Mozilla Firefox. Se você utilizar um dos dois por uma semana, não vai mais querer saber de IE. Não vou descrevê-los, vou apenas enumerar as vantegens de ambos em relação ao IE.

1- Multi-plataforma: não importa qual é o seu sistema operacional, há uma versão para ele. O Firefox pode inclusive compartilhar as configurações de um mesmo usuário entre dois ou mais sistemas operacionais, já que trabalha com o sistema de perfis (há inclusive uma extensão que facilita o processo);
2- Abas: todas as páginas abertas ficam em uma única janela, evitando que sua barra de tarefas fique lotada;
3- Extensões: apenas navegar não é só o que importa, uma série de funcionalidades podem ser agregadas pelo usuário de acordo com suas necessidades e vontades;
4- Temas: cansado daquela cara cinza e feia do seu navegador? então mude!;
5- Segurança: configurações de segurança totalmente personalizáveis, funções anti-phishing e sistema de codificação de senhas (salve suas senhas só pra você);
6- Sem ou com popup: Sistema anti popup inteligente, bloqueia só os popups que devem ser bloqueados;
7- Normas: ao contrário do IE (que seguem normas inventadas de acordo com os interesses da Microsoft) ambos seguem estritamente as normas da W3C, organização internacional indepentende dedicada a organizar e manter a Internet segura.

FirefoxEu poderia aumentar essa lista indefinida- mente, mas acho que só isso já é suficiente... Tem uma série de detalhezinhos que fazem do IE um navegador muito pobre (veja bem não são os outros que são muito bons, mas sim o IE que é ruim). Por exemplo, digite apenas "peixenarede" (sem aspas) na barra de endereços do IE e veja onde vai parar... No Firefox vai parar no lugar certo.

A minha escolha pessoal é o Firefox e não troco por nada. Isso, por que ele tem vantagens inclusive em relação ao Opera. É mais leve, é mais personalizável, tem uma comunidade mundial de suporte (o que significa mais extensões, mais temas, mais ajuda e resolução de possíveis problemas mais rápida) e é open source (o que significa que é gratuito e vai continuar assim por muito tempo).

Email
Thunderbird
Existem alguns clientes de emails gratuitos e digo de início que os mais populares são: Microsoft Outlook Express e Mozilla Thunderbird. O da Microsoft assim como IE, não é bem gratuito, já que depende de o usuário utilizar o Windows. Além disso, sofre dos mesmos problemas de segurança que o IE. O Thunderbird assim como o Firefox, tem as opções de extensões, temas, etc. O sistema anti-spam do Thunderbird é o melhor que conheço. O usuário literalmente ensina ao software o que ele deve considerar spam e o Thunderbird dá o devido fim às mensagens indesejadas, sem confundí-las com mensagens de amigos seus (problema freqüente em outros clientes de email). Além disso, ele também é multi-plataforma e também pode compartilhar as configurações (e as mensagens) do usuário entre dois sistemas operacionais diferentes em um mesmo computador ou mesmo em computadores diferentes.

Chat

GaimNo Brasil, o programa de chat mais popular ainda é o MSN Messenger. Eu tenho que admitir que tinha um certo preconceito contra ele, mas hoje não vejo muito problema. Entretanto, tem o mesmos problemas de seus colegas IE e Outlook: falta de segurança e só funciona com Windows. A questão da segurança é questionável e acho que seus concorrentes devem sofrer dos mesmos problemas, devido à natureza desse tipo de programa. Talvez, você não tenha uma conta de MSN e sim do ICQ ou do iRC ou do mIRC ou do sei lá do que mais, nesse caso faz o seguinte baixa o Gaim e use todos ao mesmo tempo no sistema operacional que você quiser. Mas se a sua é bater -papo com voz (VoIP) e/ou até com vídeo, a sua opção ao Gaim é o Skype. Com o Skype em Linux , Windows ou MacOS você pode falar e enxergar outras Spypepessoas em qualquer parte do mundo, pode inclusive ligar para telefones comuns (para isso tem que pagar).

Download/P2P/BitTorrent

Existe quase uma infinidade de gerenciadores de downloads por aí, alguns gratuitos outros nem tanto. Por muito tempo, o mais popular (pelo menos aqui no Brasil) foi o GetRight. Depois o Download Acelerator Plus passou a ser o mais popular. Ambos têm versões gratuitas, mas um é shareware (o que significa que ele vai ficar pedindo doações o resto da vida) e o outro é adware (o que significa que ele vai ficar baixando e mostrando propagandas o tempo todo). Gratuito mesmo (fora os diversos gerenciadores para Linux) só conheço o Free Download Manager. Ele é livre, gratuito e não deixa nada a desejar FDMem relação a seus concorrentes (busca por espelhos, programa downloads, continua downloads interrompidos, tem preview, etc.).

LimewirePara compartilhar arquivos através do sistema peer-to-peer (P2P), o ideal é que se utilize um software (protocolo ou comunidade) com o maior número de usuários possível, assim o download será mais rápido e há maior chance de se achar o que se procura. Os sofwares mais populares desse gênero é o Kazaa, (se for utilizá-lo use a versão freeware - não adware - Kazza Lite k++) e o Emule. Entretanto, o ideal mesmo é usar um software que utilize vários desses protocolos, como o Shareaza, que é OpenSource. Eu uso o Limewire que funciona também em Linux, mas se você só usa o Windows recomendo o Shareaza memso, pois tanto como o Limewire não não tem propagandas, nem spywares, mas também não pede para eu comprar nenhuma versão profissional. Ainda há a opção do bit-torrent, uma forma melhorada de p2p, e o Shareazaprograma ideal é o original BitTorrent. Aliás o Shareaza, também serve para baixar arquivos em bit-torrent...

Devo ter esquecido muita coisa, mas já é o suficiente, não acha? Em outra oportunidades escrevo mais sobre programas gratuitos para Internet... No próximo FOSob: segurança (você vai precisar se utilizar todos esses programas de Internet). P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005