<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
29 de setembro de 2005
Tem muito maluco nesse mundo
Tem muito maluco nesse mundo
Noutro dia, eu estava escrevendo sobre nerdeza e até cheguei à conclusão de que eu sou meio nerd, mas tem gente que abusa. Estava eu pesquisando alguma coisa sobre línguas no Wikipédia, quando descobri que a língua klingon realmente existe. Você não sabe o que é klingon? Se não, é sinal de que você não é tão nerd assim. Eu, como sou levemente nerd, sei. E explico: os klingons são uma raça alienígena inimiga dos romulanos, que têm o culto à guerra e à honra como base de sua cultura. Ainda não entendeu? Trata-se de Jornada nas Estrelas. Eu nunca fui muito fã de Jornada nas Estrelas, mas ultimamente eu tenho assistido de vez em quando... Meio que forçado, mas até que tenho reagido bem (ao Voyager e ao Deep Space 9, pelo menos).

Pois é, como você pôde notar, os klingons não existem. Mas a língua deles sim. Um maluco chamado Mark Oakrand, a criou para fazer os episódios do Jornada nas Estrelas parecerem mais realistas. A língua klingon tem até um alfabeto próprio - embora o alfabeto latino também possa ser utilizado para se escrever em klingon. Isto parece absurdo? Isso não é nada. Isso é só um cara que trabalha em um estúdio de cinema e televisão ganhando seu dinheirinho para alimentar as crianças.

Malucos mesmo são a legião de fanáticos que estudam essa língua. Tanta língua para o infeliz estudar e ele vai estudar klingon?! Não tem a Aliança Francesa? Não tem o Goethe-Institut? Também existe o KLI, The Klingon Language Institute (Instituto da Língua Klingon). Existem livros publicados em klingon, como por exemplo Hamlet e Muito barulho por nada, de Shakespeare. Existe uma tese sobre a língua. Existe dicionário impresso e online. A própria Wikipédia também está disponível em klingon. Achou pouco? Então tente fazer uma busca no Google em klingon...

Qapla' P
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005