<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
24 de setembro de 2005
Eu moro em Gotham City
Eu moro em Gotham City


A recriação de Gotham City no filme Batman begins pode parecer pouco provável para espectadores da Europa, do Canadá, e de diversas outras nações do mundo, mas para mim pareceu muito familiar. Um alemão pode ter visto aquilo e achado que se trata de uma caricatura das grandes cidades do mundo, já o carioca (ou o niteroiense, ou o caxiense, enfim o fluminense de uma maneira geral) se sentiu em casa. Toda uma cidade corrupta, assaltantes à espreita em cada esquina, policiais que de dia são policiais e de noite fazem bico como bandido, centenas de mendigos espalhados pelas calçadas, favelas que são verdadeiros fortificações de quadrilhas. Essa caricatura é a realidade do Rio de Janeiro.

É claro que existem algumas diferenças. Por exemplo, diferentemente de Gotham, no Rio alguns policiais atuam como bandido ainda de dia e ainda usando o uniforme da polícia. Eu não vi em Gotham nenhum radar de velocidade nas ruas (o batmóvel podia andar a mais de 60 km/h em vias expressas) e também nenhum guarda achacando nenhum motorista. A favela de lá parecia mais limpinha, a água e o esgoto pelo menos estavam dentro dos canos. No Rio, não tem nenhum Batman e os milionários cariocas só olham para próprio umbigo e principalmente para a própria carteira. Infelizmente, a diferença principal está na forma como cada cidade ficou assim. Gotham "faliu" com a crise econômica e nunca mais se recuperou. O Rio (assim como todo o Brasil) sofre de uma crise moral, ética, política e educacional aparentemente permanente.

Está bem, o Rio também tem vantagens. Aqui faz Sol e a paisagem natural é bem mais bonita. Talvez por isso não vieram gravar o filme aqui. Ou será que foi por medo de assalto? Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005