<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
21 de agosto de 2005
Criacionismo versus evolucionismo
Criacionismo versus evolucionismo
Hoje eu li no Globo que, em diversos estados americanos, políticos conservadores estão tentando substituir o ensino da Teoria da Evolução de Darwin pelo ensino da Teoria do Criacionismo. Para quem não sabe, Criacionismo é uma corrente doutrinária que rejeita qualquer teoria científica sobre surgimento e evolução de animais e seres humanos e prega a interpretação literal do Torah (ou Bíblia para alguns). Essa parece ser uma discussão vazia. Na verdade, a proposta é vazia. Vazia e absurda. Criacionismo é um doutrina puramente religiosa, não usa o método científico para se embasar. Aliás é de apenas uma religião: cristianismo protestante. Não pode haver comparação entre o evolucionismo e o criacionismo, são doutrinas de naturezas diferentes. Mas se isso está sendo feito nos E.U.A., o problema é deles. Para nós, o problema maior é que isso começou a ser feito no Brasil.

No ano passado, nossa querida governadora, Rosinha Garotinho (que nome é esse?!), que é presbiteriana, decretou que o criacionismo fosse incluído no currículo das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Ora, estamos voltando para a Idade Média, quando Estado e Igreja andavam de mãos dadas? Ou será que estamos seguindo o exemplo das nações fundamentalistas do Oriente Médio? É um total absurdo. Na escola, se ensina e se dissemina cultura e conhecimento. O local propício para disseminação de doutrinas religiosas é um templo religioso. Não posso admitir que o dinheiro dos meus impostos (que não é pouco) seja usado para doutrinar o povo na religião da governadora (ou de quem quer que seja), enquanto vemos que tem coisas muito mais imediatas em que se investir, principalmente na área da educação.

Nos E.U.A., os criacionistas se deram, pelo menos, ao trabalho de dar ares científicos à sua filosofia, criando a teoria do "projeto inteligente". A principal crítica dos defensores do projeto inteligente à teoria da evolução de Darwin, é que "não é possível que coisas tão complexas e perfeitas como os seres vivos tenham surgido de eventos aleatórios" - se referindo à parte da teoria de Darwin que diz que os seres evoluem a medida que mutações aleatórias vingam ou não diante da chamada seleção natural. A teoria de Darwin não nega a influência de um plano inteligente (de um ser superior - Deus), só não a afirma. Esse "aleatório", pode ser o acaso, pode ser uma sucessão de karmas, ou pode ser a mão divina, dependendo da imaginação e/ou religião de cada um. Respeito a filosofia e a opinião de todos, mas não acredito em verdade absoluta e por isso estou do lado dos evolucionistas (embora acredite que sua teoria pode estar totalmente errada). A ciência, ao contrário das religiões, que se baseiam em crenças (sem necessariamente apresentar motivos palpáveis para elas), apresenta teorias baseadas em hipóteses, em evidências e em determinadas linhas de raciocínio abertas à contestação. Teorias científicas não são verdades absolutas.

Recomendo que, além de lerem a reportagem do Globo, que leiam também o que têm a dizer, pessoas com maior conhecimento de causa do que o que eu e a governadora temos. Tenho dois links para recomendar. Um é de um texto do Dr. Rubens Pazza em que ele explica, porque o criacionismo não é alternativa à teoria da evolução. Aliás, faço minhas as palavras dele (principalmente na crítica sobre a falta de conhecimento e base dos criacionistas). O outro é uma dupla entrevista publicada, no ano passado no site de notícias do AOL com o presidente da Sociedade Criacionista Brasileira e o com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Leia, tire suas próprias conclusões e depois, por favor, comente-as aqui. Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005