<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
27 de julho de 2005
Existo, porque insisto.
Existo, porque insisto.
Navegando pela Internet, achei por acaso um site muito interessante: Jangada Brasil. É um site dedicado a divulgar a cultura popular brasileira, o famigerado folk lore. Esse tipo de iniciativa é interessante, principalmente em tempos de globalização. Infelizmente tem gente que exagera. O MV-Brasil, por exemplo, ao invés de valorizar o folclore brasileiro, procura renegar a cultura estrangeira. São autores, por exemplo, de cartazes com os dizeres: “Halloween é o cacete! Viva a cultura nacional!” Esses cartazes, além de emporcalhar a cidade, demonstra total desconhecimento do assunto. A cultura nacional não é formada apenas pela herança indígena e africana (que por sinal também é “importada”), mas também pelo que veio com os imigrantes e o que vem com a informação que vem de outros países. Toda essa informação agregada é mais uma das coisas que enriquecem a cultura do povo. A própria palavra folclore é “importada”. Deve-se sim valorizar e reforçar a cultura genuína brasileira, mas jamais se deve forçar uma recusa da influência da cultura estrangeira. Ser patriota é uma coisa, ser nacionalista (radical) é outra totalmente diferente. Eu não sou nenhum dos dois.

Voltando ao Jangada Brasil, o site tem seções com os mitos brasileiros, ditos populares, músicas tradicionais, além artigos sobre cultura. O título deste post copiei de No estradão, uma seção do Jangada muito interessante com uma coletânea com mais de 500 frases de pára-choque de caminhão. Aliás esse poderia ser o slogan daquela campanha publicitária mentirosa do governo “O melhor do Brasil é o brasileiro”. Veja se não seria melhor que “Eu sou brasiliro e nunca desisto”:

Eu sou brasileiro e existo, porque insisto. Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005