<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
19 de junho de 2005
O Show de Truman
O Show de Truman
Eu gosto de viajar pela 1001, porque eu sempre assisto bons filmezinhos durante a viagem. Nessa última viagem assisti "O Show de Truman - O show da vida" (The Truman Show, Paramount Pictures, 1998). O filme conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), cuja vida é transmitida pela televisão desde o momento em que nasceu. Todas as pessoas que conhece, incluindo amigos, parentes e esposa, são atores, toda a cidade onde vive é um cenário. É uma espécie de Big Brother ao extremo.

O enredo é muito pouco plausível, mas o filme é muito bom. Eu tenho dois motivos para gostar do filme. Um é que quando eu era criança eu brincava que tinha um rede de televisão. Meus olhos eram a câmera, os filmes que eu via eram os filmes que passavam na MVTV (o canal tinha até nome), as brincadeiras com bonecos eram produções independentes da tv, e por aí vai. A MVTV foi deixando de existir aos poucos. Quando lançaram O Show de Truman no cinema, bateu aquela nostalgia. Existem grandes diferenças (em o Show de Truman, o personagem principal não sabe que é vigiado, na MVTV era eu quem fazia a programação), mas não pude evitar de lembrar.

O outro motivo é que o filme trata de um assunto que me interessa bastante: consciência. Não a consciência do diabinho e do anjinho dizendo o que se deve ou não ser feito, mas a consciência enquanto fenômeno psico-neurológico de entendimento do mundo, a forma de se ver e entender o mundo. Existem diversos filmes que, se não tratam diretamente sobre o assunto, nos faz pensar a respeito: Inteligência Artificial, Minority Report, Matrix, Os outros, Robocop, etc. O Show de Truman faz isso de maneira diferente e divertida. Podem dizer que o filme trata da intromissão cada vez maior da mídia na vida particular das pessoas, mas a história nos propõe um questionamento: "E se tudo o que vemos e vivenciamos for falso?" Assista o filme e tente se colocar no lugar de Truman. De repente o seu mundo não existe, pelo menos não da forma como você estava acostumado a vê-lo. Nos faz lembrar que o nosso mundo está dentro de nossas mentes e que, embora fisicamente ele seja um só, ele é diferente para cada pessoa. Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005