<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
7 de maio de 2005
A queda! As últimas horas de Hitler.
A queda! As últimas horas de Hitler.
Acabo de voltar do cinema. Fui ao Odeon assistir "A queda - As últimas horas de Hitler" (Der Untergang) uma produção ìtalo-alemã do ano passado que só chegou ao Brasil nesse ano via Europa Filmes. Esse filme, dirigido por Oliver Hirschbiegel, não deixa nada a desejar às grandes produções de Hollywood. A produção é ótima, a fotografia, o ritmo, as atuações e - por que não dizer? - as explosões são ótimas. A platéia (eu pelo menos) se sente como se estivesse junto com Hitler e os seus no bunker em que se protegeu no fim da Segunda Guerra Mundial.
O que quero destacar aqui, entretanto, não é a parte técnica, mas justamente a parte mais forte e interessante do filme: a história (ou deveria eu escrever a História). Ao longo da História, por motivos óbvios, os fatos são sempre contados pelo lado vitorioso. Atualmente, temos de algum modo a oportunidade de ver o lado dos derrotados. É o que acontece em "A queda". Parece que a crítica européia não gostou de terem "humanizado o maior monstro da História". O que era Hitler, senão humano? Seres humanos podem ser bons, solidários, et cetera, et cetera. Mas é inerente à natureza humana também o orgulho, a auto-preservação, et cetera, et cetera. Seres humanos têm ideologias e costumam defendê-las de várias formas (fazendo bem ou fazendo mal aos seus semelhantes). Se eles queriam dizer que "humanizar" é "dizer que tem sentimentos", não concordo muito com a crítica. O filme apenas mostra a História de um outro ponto de vista e, inclusive, procura ser imparcial. Por que diabos Hitler não teria sentimentos?

Outro ponto importante é o fato de deixarem claro que Hitler não é o único vilão da história. Além dele, há todo um exército que por fidelidade ou medo o apoiou. E há ainda um outro coadjuvante: o povo alemão. Quem faz o líder são seus seguidores. É claro que os alemães se tornaram vítimas também, mas eles o apoiaram cegamente em nome da afirmação da raça ariana alemã contra ameaças estrangeiras. Admitindo-se como melhores que os outros. Aliás, essa atitude não lhe parece muito parecida com a de um certo povo da América do Norte? Um povo que apóia um líder (que pode ser qualquer um) para ser o xerife do mundo. Deixa pra lá... Isso é outra história...

Enfim, eu recomendo esse filme. Mesmo para quem prefere viver a verdade imposta pelos mais fortes, é um belo passatempo e uma peça muito bem realizada. Estou ouvindo até agora as bombas explodirem surdas sobre o bunker na Berlim arrasada de 1945. Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005