<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
17 de maio de 2005
Mais uma do Fürher Bush
Mais uma do Fürher Bush
Você sabia que nos E.U.A. existe uma lei desde 1789 conhecida pela sigla Atca (Lei de queixas por danos a estrangeiros, em inglês) que protege cidadãos estrangeiros de abusos de empresas americanas? Pois é, eu descobri hoje lendo O Globo. Segundo a reportagem, vítimas da ditadura argentina (1976-1983) entraram com pedidos de indenização contra a DeimlerChrysler, que teria entregado empregados seus (na verdade empregados da Mercedes na época) às forças militares como subversivos para serem torturados e assassinados. O motivo pelo qual a Mercedes teria feito isso é o fato de esses empregados serem membros de uma comissão sindical que incomodavam a diretoria com reivindicações de melhores salários e coisas do gênero.

Acontece que o governo Bush tem exercido uma política específica para esse tipo de processo. Ele entra em defesa da empresa, enviando uma carta para o juiz do caso explicando que se ele deixar o processo correr, acabará interferindo de maneira negativa na política externa dos Estados Unidos ou que trará malefícios para a economia da América. Nesse caso específico da Argentina, me parece que o medo maior é que investiguem mais a fundo e deixem claro a influência norte-americana nas ditaduras latino-americanas (para mim, as ditaduras nos salvou de sermos dominados pela União Soviética, e nos entregou de bandeja para os E.U.A., até porque foram eles que criaram e mantiveram as ditaduras). Infelizmente houve e há vários outros processos semelhantes como por exemplo: contra a ExxonMobil, por crimes de tortura, violações sexuais e assassinatos; contra a Coca-Cola, por ter dado apoio financeiro a esquadrões da morte que torturam e matam líderes sindicais; e contra a Drummond Coal Company, por contratar paramilitares para assassinar líderes trabalhistas na Colômbia. Todas essas empresas defendidas por Bush.

Um presidente que interfere no arbítrio da justiça para defender assassinos, torturadores e estupradores por interesses políticos e financeiros faz uma guerra e diz que é para levar democracia a outras nações?! Só pode ser brincadeira. E de muito mal gosto. Sinceramente acho que falta pouco para criarem campos de extermínio de latinos nos E.U.A. e dizerem que é para limpar a raça norte-americana... Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005