<$BlogMetaData$/>
Peixe na rede Busca:
Arquivos:  Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
e tem alguns direitos reservados.
4 de maio de 2005
Liberdade e tecnologia - Parte 1
Liberdade e tecnologia - Parte 1
Sempre acreditei que o desenvolvimento da tecnologia favorece o crescimento da liberdade individual do ser humano. Principalmente quando a tecnologia está voltada para a informação e para cultura. A tendência geral indica que cada vez mais a tecnologia estará acessível a um número cada vez maior de pessoas. É certo que isso só acontecerá se o conhecimento puder ser compartilhado entre as pessoas e, ao que tudo indica, a própria tecnologia se desenvolve de forma a permitir isso automaticamente.

Infelizmente, a idéia de propriedade desencadeada e fortalecida com a evolução do capitalismo vai um pouco de encontro a essa teoria. Atualmente, as pessoas querem se apropriar das idéias (ponto essencial da tecnologia) que elas têm. Uma idéia só me pertence enquanto está dentro da minha mente, depois que sai, há muito pouco que possa fazer para protegê-la. É claro que quem tem a idéia deve ser recompensado de alguma forma (e o sistema capitalista sempre mostrou que não recompensa de maneira justa quem se esforça). Eu não estudo, trabalho e me esforço de graça enquanto a maioria das pessoas ficam "coçando". Só não se pode negligenciar o fato de que só é possível atualmente ter as idéias que se tem, porque antes alguém teve outras idéias e as compartilhou. Parece justo que eu permita que outras pessoas usem minhas idéias para gerar novas.

A tecnologia, entretanto, passa por cima de tudo isso e continua evoluindo e induzindo as pessoas a compartilharem informações. Tome-se, por exemplo, a música. Há quase um século e meio, só se poderia ouvir a ótima música de Tchaikovsky se se morasse na Europa. Mais tarde, com advento do gramofone e do rádio sua música foi mais longe, mais pessoas puderam conhecê-la e estudá-la. Mais recentemente, a fita cassete permitia cada pessoa ter uma cópia da música de Tchaikovsky. Hoje em dia, baixa-se da Internet em mp3 e ouve-se com uma qualidade muito superior. Em menos de 5 minutos (com banda larga) a música que estava na Rússia viaja para o Brasil. As pessoas (em última análise, empresas são pessoas) tentaram evitar, através de legislação, "direitos" de cópia, et cetera, mas ninguém foi capaz de evitar que Tchaikovsky chegasse aos meus ouvidos.

Outro grande exemplo, você está protagonizando agora. Você só está lendo isso agora, porque você e eu temos acesso a tecnologia de informação. E porque, com o conhecimento que adquiri através dessa mesma tecnologia (eu não sou técnico em informática, nem webdesigner), pude desenvolver esse blog (quase sem nenhum custo) e passar adiante os meus conhecimentos. Em outras palavras, a tecnologia trabalha em prol da liberdade de conhecimento (tão ou mais importante quanto a liberdade de expressão), que nada mais é do que comunicação.

Acontece que sempre tem o outro lado da moeda (ou seria "outro lado do cartão de crédito?), mas isso é papo para outro dia, outro post. Image hosted by Photobucket.com
topo megafone carta clip lapis
Gostou do que leu? Salve e compartilhe.
Delicious Add Reddit Add to diigo Add StumbleUpon Add Google Technorati this blog
Página desenvolvida e mantida por
Márcio Vinícius Pinheiro.
Esta página é melhor visualizada com resolução de tela de 1024x768. Recomenda-se também a utilização navegadores que respeitam as normas do W3C, como o Mozilla Firefox e o Ópera.
Esta página é apenas uma pequena amostra do Peixena rede. Visite a página principal e encontre muito mais.
Se não encontrou o que queria, vá para página principal ou use o campo de busca no alto da tela.

PNR desde 2005